O que é Inbound Marketing e como ele funciona

O que é Inbound Marketing e como ele funciona

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Inbound Marketing é uma estratégia composta de uma série de ações on-line que visam atrair tráfego para um website e trabalhar esse tráfego para convertê-lo em Leads ou consumidores efetivos de seus produtos ou serviços.

Saber o que é Inbound Marketing e como ele funciona é importante para qualquer empresário e profissional de marketing digital, porque ele está provando ser uma das mais poderosas ferramentas de marketing online atualmente, e promete ser uma das tendências mais fortes para o marketing digital em 2021.

O Inbound Marketing está presente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil há algum tempo, mas este ano estará mais presente do que nunca, já que no exterior isto já estava acontecendo há algum tempo.


Por que Inbound Marketing

Novo Marketing é uma forma de atrair a atenção de clientes potenciais, apresentando conteúdo que agrega valor à vida diária das pessoas, em uma técnica muito menos invasiva do que outras utilizadas no marketing tradicional na Internet.

Vivemos em um momento onde o marketing direto convencional está dando lugar ao marketing de relacionamento, onde ao invés de oferecer diretamente produtos e serviços, o objetivo é criar pontos de relacionamento, e depois anunciar nossa proposta de valor.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é sua segmentação. Por ser composto de uma série de ações que procuram despertar o interesse do público pela marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado.

Você quer fazer crescer seu negócio e economizar recursos?

Se sim, o Inbound Marketing é a ferramenta certa para você.

O Inbound Marketing é uma estratégia que faz uso de conteúdo e mídias sociais para atrair visitantes interessados em sua marca, produto ou serviço.

Isto facilita muito o trabalho de inserir este público em um funil de vendas, projetado de acordo com a Jornada de Compra do Consumidor, o que permite que as marcas obtenham uma redução drástica no custo de aquisição de clientes enquanto o posicionam como uma referência em seu mercado.

Outro grande argumento para o Inbound Marketing é sua alta taxa de conversão. As ações de Inbound Marketing tendem a apresentar um ROI muito maior do que o obtido em campanhas online convencionais.

Só isso seria argumento suficiente para que você caia de cabeça no Novo Marketing, mas há outro que é definitivo.

Em tempos de mídia paga cada vez mais cara, com o preço dos links patrocinados nos Anúncios do Google passando pelas nuvens e os Anúncios do Facebook indo pelo mesmo caminho, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos do que as ações de marketing convencionais.

Em tempos difíceis como estes, vivemos no Brasil - onde tudo parece custar mais e subir rapidamente - este é o argumento final porque permitirá que sua empresa economize recursos e aumente a eficiência!


Como funciona o Inbound Marketing

Já vimos como o Inbound Marketing é diferente do Outbound Marketing, então é hora de ver como ele funciona na prática.

No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta ao cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing, as coisas funcionam exatamente o contrário: desenvolvemos conteúdo livre e fazemos com que o cliente venha ao encontro da marca.

O Inbound Marketing é uma conseqüência direta da evolução da própria Internet. Hoje em dia, seja através de mecanismos de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão recebê-lo.

O resultado é que a porta está sendo fechada para ações de Outbound Marketing, na medida em que o processo de vendas de hoje é mais sobre a criação de contatos com clientes potenciais do que através de ações invasivas.


As ferramentas do Inbound Marketing

As ferramentas do Inbound Marketing são muitas e variadas. Elas se baseiam na produção de conteúdo relevante que é oferecido gratuitamente através de canais tais como:

  1. Blogs associados ao website da marca
  2. Mídias sociais tais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outros
  3. SEO - Otimização de motores de busca
  4. E-mail marketing
  5. Páginas de Aterragem

Uma característica interessante do Inbound Marketing é que ele funciona de uma forma extremamente integrada, sempre buscando criar uma sinergia no marketing digital que aprimore suas ações. Um erro comum que temos visto ultimamente é confundir o Inbound Marketing com o Content Marketing. Este último é na verdade apenas uma das ferramentas de Inbound e funciona alinhado com várias outras ferramentas. Para saber um pouco mais sobre este assunto, sugerimos que você leia nosso artigo A diferença entre Inbound Marketing e Content Marketing.


A função de cada canal no Inbound Marketing

Agora você está familiarizado com o conceito de marketing de entrada e como ele funciona. Mas o que exatamente você precisa fazer para atingir seus objetivos de conversão? Vejamos como esses canais funcionam juntos.

Blog - O blog associado ao website da marca é o início de todo o nosso trabalho. Nele, oferecemos conteúdo de qualidade que é especialmente produzido para impactar positivamente a pessoa de marketing que projetamos na fase de criação de nossa estratégia de marketing digital.

Mídia Social - Em uma ação complementar à publicação de conteúdo no blog da empresa, usamos mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e outras para aumentar o alcance das publicações e buscar o engajamento com o público-alvo de nossas campanhas.

SEO – O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é essencial no Inbound Marketing. O conteúdo produzido deve passar por um trabalho intensivo de SEO para que conquiste posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores como o Google, para reforçar seu trabalho de marketing de busca.

E-mail Marketing – O que é Inbound Marketing se não mais uma ferramenta para segmentação de listas de e-mail. Com as tags certas, você pode criar listas que vão lhe garantir um mailing de altíssimo potencial de retorno, por ser composto por Leads qualificados durante o processo.

Landing Pages – Esse é o momento decisivo de toda estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de conversão. Ela precisa ser muito bem elaborada para que se dê início ao processo de conversão da campanha.

Se você está procurando lidar com seu conteúdo internamente, talvez esteja se perguntando onde encontrar as pessoas certas. Bem, a resposta é simples: contrate freelancers de conteúdo on-line em sites especializados.

Afinal, o que é Inboud Marketing se não uma estratégia onde você tem uma grande necessidade de conteúdo? Para lidar adequadamente com esta questão, você precisará de um profissional que tenha as habilidades que o mercado exige.


Uma poderosa ferramenta de geração de Leads

O objetivo do Inbound Marketing não é apenas o da conversão imediata. Ele funciona muito bem como estratégia para a captação de Leads para o seu negócio, ou seja, chamar para o seu site, lista de e-mails ou rede social, um grupo de pessoas que esteja realmente interessado em seu produto ou serviço.

Tags: | Inbound Marketing | anúncio online | anunciar | marketing digital | gestão de tráfego | email | email marketing |

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