Você já pensou em criar uma campanha no Facebook Ads? Entenda como fazer esse processo para aumentar o potencial de conversão.
Ter sua marca presente nas redes sociais é sinônimo de estar em contato com o seu público-alvo. Afinal, esse é um dos caminhos para mostrar seus produtos e serviços, e fortalecer a reputação da sua marca. Nesse cenário, é fundamental entender como funciona o Facebook Ads.
Essa é a ferramenta de anúncios do Facebook. Considerando o número de usuários dessa rede social e do Instagram, vale a pena criar campanhas. Inclusive, porque elas são segmentadas e permitem atingir o público esperado. Portanto, reforçam a sua estratégia de marketing digital.
Essa necessidade também fica clara quando se olham os números do Facebook. Sozinha, essa mídia tem 2,94 bilhões de usuários mensais. Por sua vez, o Instagram tem pouco mais de 2 bilhões. Ou seja, o potencial é enorme.
Ao fazer anúncios, a chance de você encontrar o potencial cliente aumenta, sem contar que esse processo se torna mais rápido. Tudo isso ajuda sua empresa a crescer e se destacar.
É isso que deseja? Então, entenda mais sobre o Facebook Ads e saiba usar essa ferramenta a seu favor. É só continuar lendo!
O Facebook Ads é um gerenciador de mídia paga do Facebook. Com ele, é possível segmentar campanhas e aumentar a conversão. Para isso, oferece uma grande variedade de formatos e opções de orçamentos para atender a todos os tipos de empresas.
A grande sacada dessa ferramenta é permitir uma ampla segmentação do público. Isso aumenta as chances da sua campanha aparecer para as pessoas certas. Isso porque os anúncios ficam disponíveis no feed dos usuários.
Além disso, eles também são agrupados na biblioteca de anúncios do Facebook. Outro destaque é a possibilidade de personalização e acompanhamento do desempenho das campanhas.
O resultado depende diretamente da combinação de vários fatores, que vamos citar em seguida. De toda forma, é importante entender que a ferramenta pode ser usada tanto para o Facebook quanto para o Instagram.
Todas essas características fazem com que o Ads dessa mídia social ajude a alavancar o seu negócio na internet. Além disso, ele pode complementar outras estratégias, como o growth marketing e o neuromarketing.
O Facebook é uma mídia social que pode ser usada como gerenciador de negócios. Ao fazer o perfil da sua marca nessa rede, ela poderá divulgar seus produtos, serviços e ações para fortalecer sua imagem. Já o Facebook Ads é um gerenciador de anúncios, que permite planejá-los, criá-los e divulgá-los.
Portanto, o Facebook é mais amplo e pode ser usado de várias maneiras. Enquanto isso, o Ads é apenas uma ferramenta. Porém, ela é fundamental para a estratégia de qualquer empresa.
Isso porque as publicações orgânicas aumentam o engajamento e o potencial de fidelização. No entanto, as campanhas pagas elevam o potencial de conversão e ajudam sua marca a atrair clientes com mais rapidez.
Ou seja, o ideal é trabalhar essas duas frentes em conjunto, já que são complementares. Dessa forma, você alcança melhores resultados, especialmente porque tem mais chance de atingir as pessoas certas com os anúncios criados.
Essa ferramenta abrange duas das maiores redes sociais do mundo. Com públicos e características distintos, Facebook e Instagram conseguem abarcar boa parte do público-alvo de qualquer empresa.
Essa já é uma vantagem importante, principalmente quando são analisados os números de usuários ativos dessas mídias. A questão é que ainda tem mais benefícios em usar o gerenciador de anúncios do Facebook.
Quais são eles? Destacamos a seguir.
Ao fazer publicações orgânicas, a entrega nas redes sociais é pequena. Porém, com o Ads do Facebook, você aumenta a chance de atingir o público esperado. Isso porque você está colocando dinheiro para que a sua campanha chegue para um número de pessoas maior.
Essa é uma forma de complementar a sua estratégia orgânica. Afinal, a mídia paga vai atrair potenciais clientes e as publicações sem impulsionamento farão a parte de mostrar por que seus produtos ou serviços valem a pena.
O gerenciador de anúncios do Facebook oferece várias possibilidades de segmentação. O ponto-chave é que elas são embasadas em uma grande quantidade de informações que a rede social detém dos seus usuários.
Ou seja, existem muitos dados sobre seu perfil e seus comportamentos. Por exemplo, quais são os interesses e as preferências das pessoas, o que gostam de ver etc.
Ao serem transformados em critérios de segmentação, esses dados entregam os conteúdos para as pessoas certas. Isso aumenta a chance de identificação, de conversão e de vendas.
O Facebook Ads permite que sua marca crie os anúncios que quiser, inclusive com diferentes formatos. Assim, qualquer pesquisa feita na rede social poderá gerar campanhas em texto, carrossel, vídeos, formulários, links e mais.
É claro que essas opções estão longe de serem aleatórias. Na realidade, o objetivo é impactar o público certo e conforme o formato de mídia mais adequado.
Todos os dados de desempenho das campanhas são gerados de forma automática pelo Facebook Ads. Além disso, é fácil compreender as informações e ajustar as suas campanhas para alcançarem melhores resultados.
Essa análise trará mais informações. Por exemplo, quantas pessoas adicionaram um item ao carrinho, mas desistiram da compra. Dessa forma, é possível ajustar as ações e alinhar as iniciativas de inbound e outbound sales.
O Retorno sobre o Investimento é um dos principais indicadores financeiros para medir a evolução do seu negócio. Isso porque ele mostra se o aporte de capital feito em determinado projeto trouxe o resultado esperado.
No caso do Facebook Ads, a ideia é ver se o investimento feito em mídias pagas rendeu conforme as expectativas. Essa percepção ajuda a ajustar a campanha e aumentar o retorno.
Outra vantagem dos anúncios no Facebook é a possibilidade de interação da marca com o público. Ou seja, quando a empresa faz um post, patrocinado ou não, as pessoas curtem, comentam, marcam outros usuários etc.
Tudo isso pode ser transformado em dados. Dessa forma, você estreita o relacionamento com o público-alvo, porque entende melhor seus comportamentos. Além disso, é possível simplificar o fluxo de vendas e aumentar o lucro.
Ao segmentar o público-alvo de uma campanha no Facebook Ads, você pode escolher outro país. Essa é uma estratégia de marketing digital para divulgar seu serviço no exterior, que também vale para produtos, é claro.
Na prática, isso ajuda na internacionalização de empresas. Afinal, você consegue se relacionar com o público, mesmo estando no Brasil. Ainda permite que você saiba como ganhar dinheiro com o Facebook.
Por mais que isso pareça estranho, a lógica é simples. Você investe em posts patrocinados e atinge seu público-alvo. Como essa iniciativa aumenta o potencial de conversão, você vende mais e aumenta os seus ganhos.
Basicamente, o Facebook Ads cruza vários dados para chegar ao melhor resultado possível. Por exemplo, localização, interesses, gênero e idade. Além disso, você pode escolher vários formatos de anúncios para aumentar o número de seguidores, as vendas ou até o tráfego do seu site.
Uma forma de verificar os resultados e complementar a sua estratégia é conferir os dados do Google Data Studio. Portanto, apesar de o próprio Facebook trazer vários insights, você ainda pode obter informações de outras fontes. Tudo isso ajuda a obter melhores resultados.
A questão é que o funcionamento do Facebook Ads vai muito além dessas escolhas. Para que elas sejam realmente acertadas, você precisa entender alguns aspectos fundamentais. Veja quais são eles!
O primeiro aspecto importante é entender alguns conceitos básicos da ferramenta. Confira os principais:
Existem várias possibilidades ofertadas pelo Facebook Ads. Por isso, é importante considerar o objetivo da campanha antes de definir qual formato é melhor. Confira algumas possibilidades:
Um Ads no Facebook custa, em média, R$ 2 e R$ 12 por semana, segundo pesquisas das empresas AdEspresso e WordStream. Porém, é você — anunciante — quem define quanto vai investir na campanha.
Alguns tipos de anúncios têm um valor mínimo de lance. Acima disso, existem as possibilidades:
Com essa delimitação, a própria ferramenta do Facebook Ads otimiza a campanha para atingir o melhor resultado conforme o estipulado como teto de gastos.
Existem 4 principais fatores que fazem um anúncio ser bem-sucedido no Facebook Ads. O propósito é sempre criar a melhor experiência possível para o usuário. A seguir, listamos todos eles e suas características.
Consiste naquilo que a empresa deseja atingir com o anúncio. Dentre os principais objetivos, estão:
Abrange todos os elementos relativos à marca. Eles podem ser gráficos ou não. Seu propósito é criar uma conexão emocional para aumentar o potencial de conversão do anúncio. Assim, fica mais fácil atingir os propósitos definidos.
Representa as pessoas para quem você direciona seus anúncios. É possível criar diferentes públicos para anúncios e objetivos diversos. Alguns deles são:
A realização de campanhas via Facebook Ads exige um pagamento. Há várias formas de fazer isso. Conheça as principais:
Telefone: +55 (49) 99833-6537
WhatsApp: +55 (49) 99915-2540
E-mail: contato@karthago.com.br