O que é e como funciona o Facebook ADS?

O que é e como funciona o Facebook ADS?

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Você já pensou em criar uma campanha no Facebook Ads? Entenda como fazer esse processo para aumentar o potencial de conversão.

Ter sua marca presente nas redes sociais é sinônimo de estar em contato com o seu público-alvo. Afinal, esse é um dos caminhos para mostrar seus produtos e serviços, e fortalecer a reputação da sua marca. Nesse cenário, é fundamental entender como funciona o Facebook Ads.

Essa é a ferramenta de anúncios do Facebook. Considerando o número de usuários dessa rede social e do Instagram, vale a pena criar campanhas. Inclusive, porque elas são segmentadas e permitem atingir o público esperado. Portanto, reforçam a sua estratégia de marketing digital.

Essa necessidade também fica clara quando se olham os números do Facebook. Sozinha, essa mídia tem 2,94 bilhões de usuários mensais. Por sua vez, o Instagram tem pouco mais de 2 bilhões. Ou seja, o potencial é enorme.

Ao fazer anúncios, a chance de você encontrar o potencial cliente aumenta, sem contar que esse processo se torna mais rápido. Tudo isso ajuda sua empresa a crescer e se destacar.

É isso que deseja? Então, entenda mais sobre o Facebook Ads e saiba usar essa ferramenta a seu favor. É só continuar lendo!

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é um gerenciador de mídia paga do Facebook. Com ele, é possível segmentar campanhas e aumentar a conversão. Para isso, oferece uma grande variedade de formatos e opções de orçamentos para atender a todos os tipos de empresas.

A grande sacada dessa ferramenta é permitir uma ampla segmentação do público. Isso aumenta as chances da sua campanha aparecer para as pessoas certas. Isso porque os anúncios ficam disponíveis no feed dos usuários.

Além disso, eles também são agrupados na biblioteca de anúncios do Facebook. Outro destaque é a possibilidade de personalização e acompanhamento do desempenho das campanhas.

O resultado depende diretamente da combinação de vários fatores, que vamos citar em seguida. De toda forma, é importante entender que a ferramenta pode ser usada tanto para o Facebook quanto para o Instagram.

Todas essas características fazem com que o Ads dessa mídia social ajude a alavancar o seu negócio na internet. Além disso, ele pode complementar outras estratégias, como o growth marketing e o neuromarketing.

Qual a diferença entre o Facebook e o Facebook Ads?

O Facebook é uma mídia social que pode ser usada como gerenciador de negócios. Ao fazer o perfil da sua marca nessa rede, ela poderá divulgar seus produtos, serviços e ações para fortalecer sua imagem. Já o Facebook Ads é um gerenciador de anúncios, que permite planejá-los, criá-los e divulgá-los.

Portanto, o Facebook é mais amplo e pode ser usado de várias maneiras. Enquanto isso, o Ads é apenas uma ferramenta. Porém, ela é fundamental para a estratégia de qualquer empresa.

Isso porque as publicações orgânicas aumentam o engajamento e o potencial de fidelização. No entanto, as campanhas pagas elevam o potencial de conversão e ajudam sua marca a atrair clientes com mais rapidez.

Ou seja, o ideal é trabalhar essas duas frentes em conjunto, já que são complementares. Dessa forma, você alcança melhores resultados, especialmente porque tem mais chance de atingir as pessoas certas com os anúncios criados.

Quais as vantagens de usar o Facebook Ads?

Essa ferramenta abrange duas das maiores redes sociais do mundo. Com públicos e características distintos, Facebook e Instagram conseguem abarcar boa parte do público-alvo de qualquer empresa.

Essa já é uma vantagem importante, principalmente quando são analisados os números de usuários ativos dessas mídias. A questão é que ainda tem mais benefícios em usar o gerenciador de anúncios do Facebook.

Quais são eles? Destacamos a seguir.

1. Melhora o alcance das publicações

Ao fazer publicações orgânicas, a entrega nas redes sociais é pequena. Porém, com o Ads do Facebook, você aumenta a chance de atingir o público esperado. Isso porque você está colocando dinheiro para que a sua campanha chegue para um número de pessoas maior.

Essa é uma forma de complementar a sua estratégia orgânica. Afinal, a mídia paga vai atrair potenciais clientes e as publicações sem impulsionamento farão a parte de mostrar por que seus produtos ou serviços valem a pena.

2. Segmenta o público

O gerenciador de anúncios do Facebook oferece várias possibilidades de segmentação. O ponto-chave é que elas são embasadas em uma grande quantidade de informações que a rede social detém dos seus usuários.

Ou seja, existem muitos dados sobre seu perfil e seus comportamentos. Por exemplo, quais são os interesses e as preferências das pessoas, o que gostam de ver etc.

Ao serem transformados em critérios de segmentação, esses dados entregam os conteúdos para as pessoas certas. Isso aumenta a chance de identificação, de conversão e de vendas.

3. Diversifica mídias e formatos de anúncios

O Facebook Ads permite que sua marca crie os anúncios que quiser, inclusive com diferentes formatos. Assim, qualquer pesquisa feita na rede social poderá gerar campanhas em texto, carrossel, vídeos, formulários, links e mais.

É claro que essas opções estão longe de serem aleatórias. Na realidade, o objetivo é impactar o público certo e conforme o formato de mídia mais adequado.

4. Oferece praticidade na mensuração de resultados

Todos os dados de desempenho das campanhas são gerados de forma automática pelo Facebook Ads. Além disso, é fácil compreender as informações e ajustar as suas campanhas para alcançarem melhores resultados.

Essa análise trará mais informações. Por exemplo, quantas pessoas adicionaram um item ao carrinho, mas desistiram da compra. Dessa forma, é possível ajustar as ações e alinhar as iniciativas de inbound e outbound sales.

5. Aumenta o ROI

O Retorno sobre o Investimento é um dos principais indicadores financeiros para medir a evolução do seu negócio. Isso porque ele mostra se o aporte de capital feito em determinado projeto trouxe o resultado esperado.

No caso do Facebook Ads, a ideia é ver se o investimento feito em mídias pagas rendeu conforme as expectativas. Essa percepção ajuda a ajustar a campanha e aumentar o retorno.

6. Melhora a interação com o público

Outra vantagem dos anúncios no Facebook é a possibilidade de interação da marca com o público. Ou seja, quando a empresa faz um post, patrocinado ou não, as pessoas curtem, comentam, marcam outros usuários etc.

Tudo isso pode ser transformado em dados. Dessa forma, você estreita o relacionamento com o público-alvo, porque entende melhor seus comportamentos. Além disso, é possível simplificar o fluxo de vendas e aumentar o lucro.

7. Possibilita a internacionalização da sua empresa

Ao segmentar o público-alvo de uma campanha no Facebook Ads, você pode escolher outro país. Essa é uma estratégia de marketing digital para divulgar seu serviço no exterior, que também vale para produtos, é claro.

Na prática, isso ajuda na internacionalização de empresas. Afinal, você consegue se relacionar com o público, mesmo estando no Brasil. Ainda permite que você saiba como ganhar dinheiro com o Facebook.

Por mais que isso pareça estranho, a lógica é simples. Você investe em posts patrocinados e atinge seu público-alvo. Como essa iniciativa aumenta o potencial de conversão, você vende mais e aumenta os seus ganhos.

Como funciona o Facebook Ads?

Basicamente, o Facebook Ads cruza vários dados para chegar ao melhor resultado possível. Por exemplo, localização, interesses, gênero e idade. Além disso, você pode escolher vários formatos de anúncios para aumentar o número de seguidores, as vendas ou até o tráfego do seu site. 

Uma forma de verificar os resultados e complementar a sua estratégia é conferir os dados do Google Data Studio. Portanto, apesar de o próprio Facebook trazer vários insights, você ainda pode obter informações de outras fontes. Tudo isso ajuda a obter melhores resultados.

A questão é que o funcionamento do Facebook Ads vai muito além dessas escolhas. Para que elas sejam realmente acertadas, você precisa entender alguns aspectos fundamentais. Veja quais são eles!

Conceitos básicos

O primeiro aspecto importante é entender alguns conceitos básicos da ferramenta. Confira os principais: 

  • gerenciador de negócios: é a parte destinada aos criadores de anúncios. Além de criar e impulsionar as publicações, você monitora as campanhas veiculadas e pode mensurar os resultados alcançados;
  • ad/anúncio: são termos sinônimos e que se referem à campanha realizada. Portanto, são as mídias que você paga para aparecer para o maior número de pessoas possível, de acordo com um objetivo predeterminado. Incluem imagens e textos. Ainda implica a especificação da audiência e a forma de pagamento e preço da mídia;
  • pixel de conversão: é uma ferramenta que permite acompanhar a efetividade dos anúncios fora do Facebook a partir de uma linha de código. É preciso configurá-la para uma análise precisa;
  • feed de notícias: é o local em que os anúncios e as informações aparecem para o usuário. Portanto, é nesse ambiente que o conteúdo postado vai ser inserido;
  • publicação impulsionada: é o conteúdo já divulgado que se torna um anúncio. Nesse caso, o impulsionamento ocorre nas publicações já feitas. O Facebook, inclusive, costuma sugerir aquelas com melhor desempenho;
  • publicação patrocinada: é o intermediário entre o post comum e o anúncio propriamente dito. Ele aparecerá como “patrocinado”, mas a audiência será limitada às pessoas que curtiram a página. Portanto, não abrange novos usuários. Fica na parte superior do feed de notícias. Por isso, há uma chance maior de visualização por parte da audiência;
  • dark posté o nome dado quando você busca algo que viu em um anúncio, mas não encontra na página. Isso ocorre devido a um direcionamento específico de público. Dessa forma, não é uma postagem normal;
  • Facebook Conversion Lifté uma ferramenta de conversão elevada, que permite monitorar negócios adicionais gerados pelos anúncios do Ads;
  • impressões: é a quantidade de vezes que o anúncio foi exibido. Apenas a primeira visualização é contabilizada;
  • Central de Criativos: é uma ferramenta para criar diferentes formatos de anúncios. Está inserida no gerenciador de negócios;
  • cliques: representa o total de vezes que os usuários acessaram o anúncio, ou seja, clicaram nele;
  • visualizações de vídeo: contabiliza quantas vezes o conteúdo foi visto por 3 segundos ou mais;
  • conversões: são as ações feitas pelo usuário que foram finalizadas. Por exemplo, clique em um botão, preenchimento de um formulário etc.

Tipos de anúncios

Existem várias possibilidades ofertadas pelo Facebook Ads. Por isso, é importante considerar o objetivo da campanha antes de definir qual formato é melhor. Confira algumas possibilidades: 

  • impulsione suas publicações: é o patrocínio de posts para alcançar um número de pessoas maior, conforme a sua definição;
  • promova sua página: abrange o conhecimento da página, o total de seguidores e mais;
  • envie pessoas para seu site: busca aumentar o tráfego e o potencial de conversão;
  • aumente conversões no seu site: incentiva os usuários a realizarem algumas ações. Para isso, é preciso adicionar um pixel de rastreamento do Facebook no seu site;
  • obtenha instalações do seu app: eleva o total de downloads do app mobile ou do desktop;
  • aumente o envolvimento com seu app: estimula o engajamento do público com o app e eleva o seu uso;
  • alcance pessoas próximas a seu negócio: encontra usuários mais próximos nas questões geográficas para potencializar a chance deles escolherem a sua empresa, em vez da concorrência;
  • aumente a participação em seu evento: confirma uma presença por meio do anúncio;
  • faça com que as pessoas obtenham sua oferta: consiste no anúncio de ofertas e conteúdos relevantes e que dificilmente serão ignorados;
  • obtenha visualizações de vídeo: passa por mostrar o conteúdo visual para uma audiência ampla, a fim de aumentar o conhecimento da marca.

Quanto custa um Ads no Facebook?

Um Ads no Facebook custa, em média, R$ 2 e R$ 12 por semana, segundo pesquisas das empresas AdEspresso e WordStream. Porém, é você — anunciante — quem define quanto vai investir na campanha.

Alguns tipos de anúncios têm um valor mínimo de lance. Acima disso, existem as possibilidades: 

  • valor total gasto; 
  • custo de cada resultado obtido;
  • limite de gastos por campanha ou conta.

Com essa delimitação, a própria ferramenta do Facebook Ads otimiza a campanha para atingir o melhor resultado conforme o estipulado como teto de gastos.

Quais são os fatores que compõem um anúncio?

Existem 4 principais fatores que fazem um anúncio ser bem-sucedido no Facebook Ads. O propósito é sempre criar a melhor experiência possível para o usuário. A seguir, listamos todos eles e suas características.

1. Objetivo

Consiste naquilo que a empresa deseja atingir com o anúncio. Dentre os principais objetivos, estão: 

  • reconhecimento de marca;
  • tráfego;
  • alcance;
  • envolvimento/engajamento;
  • instalação do app;
  • visualizações de vídeo;
  • geração de cadastros, ou captação de leads;
  • mensagens;
  • conversões;
  • vendas no catálogo;
  • tráfego para o estabelecimento, que pode ser físico ou virtual.

2. Criatividade

Abrange todos os elementos relativos à marca. Eles podem ser gráficos ou não. Seu propósito é criar uma conexão emocional para aumentar o potencial de conversão do anúncio. Assim, fica mais fácil atingir os propósitos definidos.

3. Público

Representa as pessoas para quem você direciona seus anúncios. É possível criar diferentes públicos para anúncios e objetivos diversos. Alguns deles são: 

  • core audiences: são a audiência principal, definida a partir de dados demográficos. Por exemplo, estilo, localização, características de compra, estágio de vida e mais. Os dados são obtidos a partir do perfil e do comportamento dos usuários no Facebook;
  • audiências personalizadas: é uma opção para encontrar o público já existente entre os usuários da rede social;
  • audiências similares: é uma opção usada quando já existe uma lista de consumidores ou usuários importantes para a sua empresa. Assim, você cria uma audiência personalizada, semelhante às já existentes;
  • Facebook Exchange: permite usar plataformas externas de publicidade para conhecer o comportamento do usuário fora do Facebook. Dessa forma, são criados anúncios mais bem direcionados;
  • partner categories: são parceiros externos do Facebook que fornecem dados via pacotes com opções de segmentação. As informações são embasadas em atividades fora da rede social e podem ser usadas para criar anúncios.

4. Investimento

A realização de campanhas via Facebook Ads exige um pagamento. Há várias formas de fazer isso. Conheça as principais: 

  • Custo por Ação (CPA): é o custo médio pago por ação realizada pelo usuário nos seus anúncios. Quanto mais cliques ou interações tiver, menor é o CPA;
  • Custo por Clique (CPC): representa o valor pago, em média, por clique feito no anúncio. O cálculo é embasado no custo total dividido pelo total de cliques;
  • Custo por Mil Impressões (CPM): mostra a média paga para mil impressões do anúncio. Ou seja, mil vezes que ele é mostrado, independentemente de haver interação. O cálculo é feito pelo custo total do anúncio dividido pelo total de impressões por 1.000.

Tags: | facebook ads | anúncio online | anunciar | marketing digital | gestão de tráfego |

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